Back
Back

Empenho e técnica em alta velocidade

 A parceria entre Fras-le e Mercedes-Benz do Brasil vem já de longa data. Há algumas décadas, oferecemos produtos para praticamente 100% da sua gama de veículos comerciais. Como resultado desta sólida interface, surge – um pouco mais recentemente – a oportunidade de desenvolvermos uma linha diferenciada de pastilhas de freios para veículos de alta performance. Motivados, aceitamos os desafios apresentados pelos realizadores da categoria Mercedes-Benz Challenge.

 Assim, desde 2014, são fornecidos os itens para os carros da C250 Cup e – a partir de 2017 – as pastilhas para freios dianteiros para as máquinas da divisão CLA 45 AMG Cup. Ao longo desta jornada, a Fras-le tem investido incessantemente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como direcionado boa parte de seu time, formado por engenheiros de aplicação de produto, analistas de laboratório e químicos especializados em formulação de materiais de fricção.

 Este tipo de parceria – focada em motorsport – nos permite estimular todo o corpo técnico, desafiando-o a encontrar soluções para as mais complexas situações em que os componentes são submetidos durante uma disputa do MB Challenge. Como resultado, o produto se assemelha e – em muitos aspectos – supera os similares oferecidos em corridas no mundo todo.

 Visando a integridade estrutural das pastilhas, empregamos o já consagrado sistema de ancoragem FIMA® (Fras-le Integrated Mechanical Attachment) nas plaquetas metálicas, eliminando o risco de cisalhamento, ainda que a temperatura alcance a marca dos 850°C. Com estabilidade garantida, na prática, o piloto conta com maior controle do pedal e menor necessidade de ajustes de balanço de frenagem durante a prova. Tudo isso incrementa o desempenho dos competidores, garantindo provas acirradas.

 Antes de cada etapa, rigorosos testes são realizados sob as mais severas condições: alta velocidade, elevada desaceleração e temperaturas extremas. Além da realização de ensaios no seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, é usada a telemetria, onde é possível mapear todos os autódromos, permitindo obter dados instantâneos de diversos parâmetros operacionais dos veículos em tempo real, os quais são posteriormente processados para gerar uma simulação em dinamômetros.

 Como num inesgotável processo de aprimoramento, as experiências e inovações geradas em circuitos de alta velocidade são igualmente utilizadas no desenvolvimento de novos produtos. Isso permite à Fras-le manter-se na vanguarda da indústria de materiais de fricção, proporcionando os mais elevados padrões de segurança e desempenho no controle de movimentos, além de reforço e conexão com outras grandes marcas parceiras.

 Todo este trabalho é para que o cliente possa, além de contar com um produto de alta qualidade, atestar a sua performance desfrutando da oportunidade de ver de perto o maior grid do Brasil, com mais de 40 veículos Mercedes-Benz.

 César Augusto Ferreira

 Diretor de Tecnologia e Inovação de Produto Fras-le S.A.

 

Fonte: Year Book Mercedes-Benz Challenge

Edição: 2017/18

 

www.fras-le.com/pt

Sorry, es scheint so, als sei die Version deines Browser zu alt!

Bitte aktualisiere deinen Browser oder lade eine aktuelle Version der unten aufgelisteten Browser herunter.

Internet Explorer Internet Explorer Firefox Mozilla Firefox Opera Opera Browser Chrome Google Chrome